Você tem a atenção dos seus alunos em sala de aula?


Ensinar é sempre uma tarefa desafiadora, tanto para o bem, quanto para o mau. O que significa dizer que, muitas vezes, o educador vai encontrar desafios desestimuladores, talvez o principal deles seja o aparente desinteresse do aluno.


Manter a atenção dos alunos é algo mesmo difícil, principalmente quando estamos falando dos modelos tradicionais de sala de aula, aqueles nos quais o professor é visto como detentor do saber e o aluno como ouvinte passivo. Já que esse modelo funciona cada vez menos, principalmente porque as novas gerações são compostas por crianças e adolescentes que estão crescendo num ambiente de rapidez e participação desenvolvido pelas tecnologias digitais.


O que nos leva a perceber que, conforme os alunos mudam, o ambiente de ensino também precisa mudar para acomodá-los. Como exemplo, podemos citar o modo como os professores estão se ajustando seus estilos de ensino, inserindo tecnologias em seus planos de aula e trabalhando o chamado espírito colaborativo.


Num plano mais geral podemos falar sobre a necessidade de manter boas relações com os alunos, conectar, inspirar, etc, mas como transformar esses pontos abstratos em práticas para a sala de aula? Como fazer com que a mente dos seus alunos não fique vagando enquanto você está ensinando? Quais os métodos que você pode usar para garantir que eles estejam de fato aprendendo, engajando e empolgados com o aprendizado? Essas são algumas das perguntas que tentamos responder com este texto.


Apresentaremos a seguir alguns métodos que podem te ajudar neste processo, talvez você já conheça alguns deles, outros podem ser novos. De qualquer forma, as práticas a seguir podem ajudá-lo a manter a atenção dos alunos e construir mentalidades de aprendizagem ao longo da vida.




Use o método 10 por 2


Nossa primeira dica para fazer com que os seus alunos prestem atenção na aula é que você introduza no percurso de aprendizado pausas estratégicas. O método 10 por 2 indica que você, após dez minutos de aula, permita que os alunos processem o conteúdo por dois minutos, eles podem usar esse tempo para discutir entre si, elaborar dúvidas, etc. Responda as possíveis questões dos alunos ou peça para que eles comentem um tópico específico.


Adicione movimento nas aulas


A movimentação física comprovadamente benéfica tanto para o corpo quanto para a mente, mas, além disso, fazer com que os alunos não fiquem restritos apenas às suas carteiras podem mantê-los mais interessados na aula. Você pode pedir para que eles fiquem de pé para fazer perguntas, para responder problemas no quadro, etc. Movimentos simples como esse podem ser refrescantes e estimulantes para eles.

Aumente o ritmo

Já dissemos aqui que as crianças são mais aceleradas pelas tecnologias. Sendo assim, elas não respondem tão bem à instrução mais lenta e ao tradicional “copiar do quadro e ouvir explicação”. Então, se você quer realmente manter a atenção dos alunos, o ideal é que mantenha sua aula dinâmica e rápida. Isso energiza os alunos e os engaja para responder, participar, etc.


Forneça feedback frequente e eficaz


O feedback adequado é uma parte essencial da aprendizagem e avaliação. Quando feito de forma capacitante e construtiva, mantém os alunos motivados para progredir e ter sucesso.


Combine o uso de palavras-chave


A ideia é bem simples, peça para que os alunos escolham uma palavra relacionada ao assunto que estão estudando. Toda vez que você disser essa palavra na sala, os alunos devem esperar algum tipo de ação ou comando, como apresentar um conceito ou bater palmas.


Se você estivesse dando aula de geografia e a palavra-chave fosse o nome de uma cidade, eles poderiam dizer algo relacionado a essa cidade. Você pode variar as regras, escolher um aluno por vez, pensar em ações coletivas, etc.


No final de uma aula, experimente usar o método 3-2-1 de resumir


Esta é uma excelente ferramenta de avaliação rápida que funciona incrivelmente bem.

Peça aos alunos que anotem 3 coisas que aprenderam, 2 coisas interessantes e 1 pergunta que eles tenham sobre o conteúdo ensinado. Em seguida, eles podem compartilhar isso com toda a classe ou em grupos menores.


Então, gostou das dicas? Esperamos que sim! Quais delas você já conhecia? Quais parecem interessantes? Tem outras sugestões sobre como manter os alunos atento na sala de aula?

Conta pra gente!

554 visualizações1 comentário

© 2019 Route Neuroaprendizagem / Desenvolvido por Kmidia

WhatssApp.png
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon